Nas aulas de iniciação à capoeira, as crianças exploram os instrumentos e os materiais trazidos pelo professor, cantam e dançam, além de experimentar os movimentos característicos da atividade.


Através das aulas de capoeira, a criança familiariza-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios que permeiam esta prática envolvem todas as partes do corpo, inclusive através da aquisição de gestos que são associados a uma sucessão rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos, ajudando no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. Trabalhamos a parte da musicalidade e a parte lúdica da capoeira, com brincadeiras, cambalhotas e ritmo, respeitando cada faixa etária.


Para a prática das atividades físicas, os alunos já possuem modos próprios de vida, então as experiências giram em torno do brincar, reconhecendo e problematizando a singularidade, e ao mesmo tempo ampliando e potencializando a inserção das crianças nas várias esferas da vida social.


São trabalhados: alongamento, brincadeiras, jogos, ginástica, flexibilidade, esportes, relaxamento.