Literatura na Educação Infantil

Literatura na Educação Infantil

Introduzir a leitura desde a primeira infância é estimular a educação para além dos ensinamentos dos hábitos culturais elementares, é realizar também a mediação do repertório artístico-cultural da criança – algo que muitas vezes acaba negligenciado aos pequenos, ou deixado a cargo unicamente das mídias, devido à rotina de trabalho, afazeres da casa e falta de tempo livre.

Os alunos necessitam ser expostos a produções artístico-culturais para que percebam melhor o mundo à sua volta.

A importância da literatura na Educação Infantil

A Literatura e o hábito da leitura contribuem com o desenvolvimento de crianças desde a primeira infância, impactando na sua formação pessoal e, futuramente, profissional. Ler é sinônimo de despertar diferentes habilidades, promovendo:

O desenvolvimento de capacidades cognitivas superiores fundamentais para o desenvolvimento e para a aprendizagem, como atenção voluntária, percepção, memória e abstração.
A ampliação do repertório imagético e do exercício da imaginação e da criatividade
O aprimoramento da expressão e da linguagem, e a ampliação do repertório linguístico.
A possibilidade para o aluno acessar novos mundos, culturas e paisagens distintas
Reflexões sobre fenômenos naturais e sociais de seu cotidiano e da realidade do mundo.
O aperfeiçoamento da capacidade de formular hipóteses plausíveis, pesquisar e investigar.
O estabelecimento de novas relações e conclusões inteligentes.
O pensamento complexo.
Valores éticos fundamentais para o exercício consciente da cidadania.


Essa combinação de habilidades contribuirá com a trajetória escolar das crianças, tornando-as mais humanas, mais atentas, mais conscientes, mais empáticas, mais solidárias e mais respeitosas, que saberão lidar com as questões de forma ética e tratar suas emoções ao longo do seu desenvolvimento e amadurecimento.

O hábito de leitura expandirá seus horizontes e sua forma de ver e sentir o mundo, dando aos jovens a oportunidade de acessar um universo que ela não conhece sem precisar sair do lugar. Toda boa obra carrega em si um lugar, uma cultura, uma história, uma época.

A leitura deve ser um momento prazeroso

Vale salientar ainda que a Literatura na Educação Infantil e a Arte como um todo não devem ser usadas como pretexto para o ensino de conteúdos de outras disciplinas. Obras artísticas até podem atuar como ponto de partida para o ensino de seus próprios componentes e estruturas, mas fazer com que elas tenham apenas essa finalidade é deturpar a essência da relação que deve ser construída.

Os livros precisam ser explorados em casa como algo cotidiano, como parte da rotina da família, e não como unicamente um momento de ensino e aprendizagem. Leia, se possível diariamente, um bom livro para a criança. Mesmo que não tenha a linguagem muito desenvolvida, ela terá muito prazer em ouvir você lendo e perceberá essa demonstração de afeto.

Mais do que ler bons livros, apresente pinturas clássicas e contemporâneas (todo o acervo do mundo está disponível na internet), mostre bons filmes e boas animações (há muitas delas no YouTube e nos serviços de streaming) e apresente músicas clássicas e de outros gêneros universais, como o Jazz, o Blues, o Tango, o Bolero, o Samba, o Forró, a Bossa Nova e tantos outros que ampliarão o seu repertório cultural.

O SAE Digital é um sistema de ensino que conta com soluções educacionais completas para escolas conveniadas da Educação Infantil ao Ensino Médio e Pré-vestibular, que incluem materiais didáticos atualizados, assessoria pedagógica efetiva, tecnologia educacional relevante e avaliações formativas. Mais que um sonho, transformar a educação move o SAE Digital todos os dias. Seja uma parceira e faça parte da transformação da educação junto com a gente!

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/especial-publicitario/sae-digital/educacao-em-evolucao/noticia/2020/11/11/literatura-na-educacao-infantil.ghtml

Por SAE Digital